quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Secretariado: Evolução Profissional

A profissão de Secretário(a) tem a sua origem associada ao escriba que, na era Egípcia, era considerado como o primeiro secretário, porque dominavam a escrita, eram administradores de propriedades, tinham conhecimentos em contabilidade e processos administrativos gerais.
A profissão de Secretário(a) foi executada apenas por indivíduos do sexo masculino, mas no período da primeira guerra mundial, a mão-de-obra masculina foi reduzindo devido à guerra. Cederam espaço às mulheres e em 1940 a profissão de Secretário(a) torna-se unicamente feminina. Hoje em dia, a profissão de Secretário(a) já se tornou mista, com alguns indivíduos do sexo masculino a assumirem esse papel.
A Secretária era a imagem da empresa, não expressava as suas opiniões nem tinha iniciativa. O novo perfil do Secretário(a) sofre com preconceitos e o desconhecimento de muitos empresários. Desconhecem a capacidade dos seus secretários, solicitam tarefas simples em vez de confiar no potencial dos seus assistentes. Os superiores centralizam neles a decisão e gestão de rotinas que poderiam ser administradas pelos seus assistentes. Esse facto tem como desvantagem a sobrecarga das chefias de tarefas, que poderiam ser desempenhadas pelo(a) seu/sua assistente.
O/A Secretário(a) modificou o seu desempenho ao longo do tempo. Antes era necessário ser um(a) excelente dactilógrafo(a) e realizar precisamente o que o seu superior lhe solicitava. Hoje o(a) Secretário(a) assume um papel mais independente, tomando decisões e escolhendo o que deve ou não chegar às mãos do seu superior.
A palavra Secretária tem origem do latim:
Secretarium - lugar retirado;
Secretum - lugar retirado, retiro;
Secreta - particular, segredo.

Fontes:
http://www.metodista.br/secretariado/curso/historia-e-origem-da-profissao-secretaria
http://secretariando.wordpress.com/2009/06/14/historia-do-secretariado/
http://pt.scribd.com/doc/58457840/11/Secretariado-a-evolucao-profissional

Sem comentários:

Enviar um comentário